Sociologia

Consciência Negra

  • Apresentação:


“A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro." 


Sendo assim, comemoramos a data de 20 de novembro para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igual, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento de um país. Essa data não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos, onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na televisão, nos livros, nas universidades e nos trabalhos ainda é inferior perante o branco. Os negros nas novelas é um exemplo de racismo, onde estão sempre abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, onde o sujeito pode até pegar pena de reclusão. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.

Zumbi dos Palmares 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------



VIOLÊNCIA
 

No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia e a violência contra a mulher, entre outras. Elas acontecem quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando as de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a morte.É um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo e é um fato que vem ocorrendo frequentemente em qualquer lugar, em qualquer situação. A violência se manifesta por meio da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. A violência começa surgir de forma mais agressiva a partir da época da escravidão, onde os escravos eram forçados a trabalharem e se não exercessem a sua função corretamente, ou até mesmo cumprindo suas tarefas sofriam da forma mais cruel. As causas da violência estão associadas aos problemas sociais, como por exemplo, miséria, fome, desemprego e além disso a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.

Algumas formas de violência:

 Violência física - Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.

 Violência institucional - Tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc).

 Violência intra-familiar - Acontece dentro de casa e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. Incluindo abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

➪ Violência moral - Ação destinada a caluniar ou difamar a honra ou a reputação da mulher.

➪ Violência patrimonial - Ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.

➪ Violência psicológica - Ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.

➪ Violência sexual - Ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.

"TUDO COMEÇA COM GRITOS E NUNCA DEVE ACABAR COM UM SILÊNCIO!"



          

Um comentário:

  1. Dias melhores!
    Vivemos esperando dias melhores, melhores no amor, melhores dor ... melhores em tudo!
    Prof. Helen

    ResponderExcluir