Português

Realismo no Brasil 


O Realismo no Brasil se inicializou oficialmente no ano de 1881, com a publicação da obra de Memórias Póstumas de Brás Cubas, do autor Machado de Assis, dando continuidade com a obra "O Mulato", de Aluísio Azevedo.

Características do Realismo:

  • Representação mais fiel da realidade
  • Análise dos valores burgueses com visão critica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe
  • Narrativa minuciosa ou seja, bem detalhada
  • Personagens analisadas psicologicamente
  • Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes, como o casamento, por exemplo
  • Influência dos métodos experimentais

Contexto histórico 


Por volta da década de 1870, o Partido Republicano organizou-se no Brasil, ao mesmo tempo em que as oligarquias cafeeiras passaram a incorporar um discurso em favor da industrialização e da modernização do país. Tal posicionamento estava em consonância com as leis abolicionistas que favoreceram a substituição da mão de obra escrava pelo imigrante europeu. Em 1889, a Proclamação da República acabou com a Monarquia, mas a ascensão do Exército ao poder não atendia às ambições das elites cafeeiras do Sudeste brasileiro. Nesse contexto, surge o Realismo, expondo, por meio de suas obras literárias, a crise do Império, os ideais abolicionistas e republicanos. Esse movimento apresentou ideias contrárias ao Romantismo, inspiradas principalmente no Positivismo, no Evolucionismo e na filosofia alemã, como o Objetivismo, o Determinismo, o Materialismo e o Cientificismo. O marco literário do Realismo se deu em 1881 com a publicação de duas obras: "O Mulato", de Aluísio de Azevedo, o primeiro romance naturalista; e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, o primeiro romance realista da literatura brasileira. 

Cronologia dos principais romances do Realismo:


1881 “O Mulato”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”
1884 “Casa de pensão”
1888 “O missionário”, “O Ateneu”
1890 “O cortiço”
1891 “Quincas Borba”
1893 “A normalista”
1895 “Bom-Crioulo”
1899 “Dom Casmurro”
1903 “Luzia-Homem”
1904 “Esaú e Jacó”
1908 “Memorial de Aires”


-----------------------------------------------------------------------------------------


Biografia do Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento localizado na cidade do Rio de Janeiro.De uma família pobre, nunca frequentou universidades e mal ia as aulas nas escolas públicas, lutou pra subir socialmente abastecendo- se de superioridade intelectual.
Machado de Assis foi um cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta.Ainda muito novo perdeu sua mãe e foi criado pela madrasta, superando todas as dificuldades da época e se tornou um grande escritor, que hoje é considerado um dos mais importantes escritores na história da literatura brasileira. Publicou seu primeiro poema "ELA", na revista Marmota Fluminense e trabalho como colaborador de algumas revistas e jornais do RJ. Também foi um foi fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente. Machado também deu início ao Realismo no Brasil com a Obra de "Memórias Póstumas de Brás Cubas"


                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário